1-Educação Ambiental um link com Educação Digital ( Início em 14 de março de 2017)

Formação continuada para professores, acadêmicos e comunidade.

Inscrições: de 10 de fevereiro a 13 de março de 2017.

Carga horária: 80 horas.

Objetivo: Proporcionar a formação continuada em Educação Ambiental de educadores utilizando tecnologias inovadoras da comunicação e informação, possibilitando aos cursistas a atuação e intervenção em projetos da Educação valendo-se de conceitos e princípios que norteiam a principal área de concentração do curso, a Educação Ambiental.

Início: 14 de março, das 19hàs 21h30min, no Polo Universitário Santo Antônio
Seminário final do curso: 08 de julho de 2017, sábado, das 13h30minàs 17h.

Metodologia: Semi presencial com utilização da Plataforma Moodle e atividades semanais.

Ênfases do curso:
Sociedade e ambiente
Intervenções socioeducativas
Avaliação de impactos ambientais
Planejamento e gestão ambiental no espaço escolar
Prática em intervenções socioeducativas no ambiente escolar

Equipe do curso: Josélia Lorence Fraga, Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente

2-Educação em Diversidade   ( Início em 27 de março de 2017)

Formação continuada para professores, acadêmicos e comunidade.

Inscrições: de 10 de fevereiro a 15 de março de 2017.

Carga horária: 40 horas.

Objetivo: qualificar profissionais da educação para o planejamento e a implementação de atividades que visem à inclusão socioeducacional de setores da população historicamente marginalizados no país.

Início: 27 de março, das 19hàs 21h30min, no Polo Universitário Santo Antônio
Seminário final do curso: a definir

Metodologia: Semi presencial com utilização da Plataforma Moodle e atividades semanais.

Ênfases do curso:
Conceito de educação em diversidade
Vivendo diferenças e tensionando desigualdades na escola
Gênero e sexualidade
Racismo e direitos humanos
Diversidade religiosa
Legislação em prol da diversidade
Educação inclusiva
Políticas setoriais: mulheres e indígenas
Educação do Campo
Planejamento de ações

Equipe do curso: Márnei Consul, Mariana Barbosa de Souza e Ana Cristina Salazar

3-Potenciais Educativos do Território: o que pode o Google Maps?  ( Início em 30 de março de 2017)

Formação continuada para professores, acadêmicos e comunidade.

Inscrições: de 18 de fevereiro a 25 de março de 2017.

Carga horária: 40 horas.

Objetivo: Oferecer formação aos professores e acadêmicos visando identificar o potencial do Google Maps para aprendizagens significativas do território, seguindo o princípio da geocolaboração.

Público alvo: professores de diferentes áreas do conhecimento e interessados em utilizar o Google Maps.

Requisito para realizar o curso: ter domínio básico de informática

Início: 30 de março, das 19hàs 21h30min, no Polo Universitário Santo Antônio
Seminário final do curso: a definir

Metodologia: Semi presencial com utilização da Plataforma Moodle e atividades semanais.

Ênfases do curso:
Conceito de educação 3.0
Conhecer o aplicativo Google Maps
Práticas de localização
Práticas de construção de mapas
Avaliação de dados disponíveis sobre a cidade
Cardboard
Planejamento de ações na escola

Equipe do curso: Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente 

4-Google para Educação   ( Início em 30 de março de 2017)

Formação continuada para professores, acadêmicos e comunidade.

Inscrições: de 18 de fevereiro a 25 de março de 2017.

Carga horária: 100h com Certificação conforme Módulos cursados

Objetivo: Oferecer formação aos professores e acadêmicos visando utilizar as contas institucionais do Google For Education e as contas comuns com finalidade pedagógica, aproveitando todo o seu potencial.

Público alvo: professores de diferentes áreas do conhecimento, estudantes da educação básica, acadêmicos e comunidade.

Requisito para realizar o curso: ter domínio básico de informática

Início: 30 de março, das 19hàs 21h30min, no Polo Universitário Santo Antônio
Seminário final do curso: a definir

Metodologia: Semi presencial com utilização da Plataforma Moodle e atividades semanais.

Estrutura do Curso: O curso será oferecido em Módulos independentes, garantindo a certificação dos Módulos cursados.
O estudante terá acesso ao Módulo seguinte na medida da conclusão do Módulo anterior.

Módulos do curso:
Referencial teórico: 10h
Conta Google : 10h
Drive: Docs, Apresentação e Desenho: 10h
Forms: 10h
Planilhas: 10h
Maps: 20h
YouTube: 10h
Sites: 10h
Classroom: 10h

Equipe do curso: Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente e membros GEG SAP

5-Cooperativas Escolares: formação para o desenvolvimento social e humano ( Início em 4 de maio de 2017)

Formação continuada para professores, acadêmicos e comunidade.

Inscrições: 21 de fevereiro à 7 de abril de 2017

Carga horária: 60 horas.

Objetivo: Proporcionar a formação continuada de professores em organização de cooperativas escolares, visando a criação de cooperativas integradas ao currículo e a comunidade escolar.

Início: dia 8 de abril, 14h, no Polo Universitário Santo Antônio
Seminário final do curso: 14 ou 15 de julho e 2017

Metodologia: Semi presencial com utilização da Plataforma Moodle e atividades semanais.

Ênfases do curso:
MÓDULO I –
Introdução ao cooperativismo: princípio e valores
Experiências de práticas cooperativas no ambiente escolar: Programa Cooperativismo nas Escolas

MÓDULO II –
Implantação das cooperativas escolares

MÓDULO III –
Cooperativas escolares e o seu papel social

MÓDULO IV –
Cooperação e Agroecologia na Agricultura Familiar

MÓDULO V –
Sustentabilidade Ambiental

MÓDULO VI –
Seminário Final

Equipe do curso: Carine A. Giehl, COOPERLUZ, Polo Universitário Santo Antônio, SEMED e Sindicato dos Trabalhadores Rurais 

Segundo semestre de 2017

1-Google para Educação 2017-2  ( Início em 12 de agosto de 2017)

Formação continuada para professores, acadêmicos e comunidade.

Inscrições: até dia 5 de agosto de 2017.

Carga horária: 100h com Certificação conforme Módulos cursados

Objetivo: Oferecer formação aos professores e acadêmicos visando utilizar as contas institucionais do Google For Education e as contas comuns com finalidade pedagógica, aproveitando todo o seu potencial.

Público alvo: professores de diferentes áreas do conhecimento, estudantes da educação básica, acadêmicos e comunidade.

Requisito para realizar o curso: ter domínio básico de informática

Início: 12 de agosto, das 14hàs 17h, no Polo Universitário Santo Antônio
Seminário final do curso: 25 de novembro, das 13h30min às 17h

Metodologia: Semi presencial com utilização da Plataforma Moodle e atividades semanais.

Os participantes devem ter domínio básico de informática.

Estrutura do Curso: O curso será oferecido em Módulos independentes, garantindo a certificação dos Módulos cursados. 
O estudante terá acesso ao Módulo seguinte na medida da conclusão do Módulo anterior.

Módulos do curso:
Referencial teórico: 10h
Conta Google : 10h
Drive: Docs, Apresentação e Desenho: 10h
Forms: 10h
Planilhas: 10h
Maps: 20h
YouTube: 10h
Sites: 10h
Classroom: 10h

Equipe do curso: Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente e membros GEG SAP 

2-Educação em Diversidade   ( Início em 02 de setembro de 2017)

Formação continuada para professores, acadêmicos e comunidade.

Inscrições: de 10 de fevereiro a 15 de março de 2017. Lotado

Carga horária: 40 horas.

Objetivo: qualificar profissionais da educação para o planejamento e a implementação de atividades que visem à inclusão socioeducacional de setores da população historicamente marginalizados no país.

Início: 02 de setembro, das 9hàs 12h, no Polo Universitário Santo Antônio
Seminário final do curso: a definir

Metodologia: Semi presencial com utilização da Plataforma Moodle e atividades semanais.

Ênfases do curso:
Conceito de educação em diversidade
Vivendo diferenças e tensionando desigualdades na escola
Gênero e sexualidade
Racismo e direitos humanos
Diversidade religiosa
Legislação em prol da diversidade
Educação inclusiva
Políticas setoriais: mulheres e indígenas
Educação do Campo
Planejamento de ações

Equipe do curso: Márnei Consul, Mariana Barbosa de Souza e Ana Cristina Salazar

3- Caminho das águas (Início dia 19 de agosto às 14h)

Este curso tem como objetivo reconhecer a importância das Bacias Hidrográficas Sinos, Gravataí e Litoral Médio (Lagoa dos Barros), para a gestão das águas.

Objetivos específicos:
1-Identificar o nome e a caracterização geográfica da bacia hidrográfica onde está a escola e localizá-la no mapa do município.
2-Reconhecer na escola elementos básicos utilizados para a gestão da água.
3-Propor ações para melhoraria da utilização da água no ambiente escolar.
4-Identificar possibilidades no bairro onde a escola está localizada para a minimização de impactos ambientais.

Conteúdo: Bacia Hidrográfica Sinos, Gravataí e Litoral Médio

Período de realização: agosto a novembro

Período de inscrição: até dia 15 de agosto

Início do curso: 19 de agosto de 2017, às 14h.

Seminário Final do curso: 2 de dezembro de 2017, às 14h.

Atividades práticas: a combinar

Publico alvo: acadêmicos e profissionais da educação.

Certificação: 40h

Metodologia: momentos presenciais e a distância

Obrigatório: participar dos 4 encontros presenciais ( início do curso + final do curso + saída a campo + atividade prática)

4-Prevenção ao abuso de substâncias psicoativas no ambiente escolar (Início do curso dia 12 de agosto 8h às 12h)

Formação continuada para professores, acadêmicos, estudantes da Educação Básica e comunidade.

Inscreva-se somente se você tem disponibilidade para cumprir o cronograma do curso.

Período de inscrição: até dia 8 de agosto

Objetivo geral: Promover a formação de professores sobre o tema prevenção ao uso abusivo de substâncias psicoativas (SPAs).

Objetivos específicos:
Oferecer fundamentos teórico-metodológicos que capacitem os educadores a trabalhar na prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas, sob o enfoque da promoção da saúde.
Orientar os educadores para que atuem na mobilização do trabalho em rede.
Subsidiar a elaboração e o desenvolvimento de projetos de prevenção ao uso abusivo de SPAs nas escolas.

Estrutura do curso

MÓDULO 1: O aluno, a escola e o professor.
O aluno como indivíduo em desenvolvimento;
A escola como ambiente transformador e o professor como gestor do processo;

MÓDULO 2: Conceitos e abordagens sobre substâncias psicoativas.
Conceito de drogas;Classificação; Relação com as SPAs e padrões de uso; Uso de drogas no Brasil e no mundo;
Abordagem biopsicossocial em drogas; Dependências não químicas;

MÓDULO 3: A prevenção ao uso abusivo de drogas e a promoção da saúde.
Fatores de risco e de prevenção; Posturas diante do uso de drogas, classificação e níveis de prevenção; Modelos de prevenção;
Ética; Promoção da saúde;
Ações preventivas: Integrando a prevenção ao currículo escolar;

MÓDULO 4: A escola em rede e o projeto de intervenção
A escola em rede: família, comunidade, poder público.
Elaboração de projetos;
Seminário de encerramento;

Certificação: Curso de 40h a ser realizado no período de 12 de agosto a 11 de novembro.

Encontros presenciais obrigatórios, pela manhã, em: 12 e 26 de agosto, 16 e 30 de setembro, 21 de outubro e 11 de novembro.

O curso está planejado com atividades semanais.

O trabalho final é a socialização do projeto.

Os participantes devem ter domínio básico de informática.

7-Comunicação social escolar ( início em)

8-Frutas Nativas (início em 21 de outubro)

Posted by Dilce Eclai