Confira como foi a Semana Acadêmica 2015

A Semana Acadêmica 2015 iniciou, dia 24 de maio, com um belo espetáculo de patinação, “A magia sobre rodas”, do grupo Passo a Passo, de Porto Alegre, coordenado por Leandro.

O grupo é composto por um conjunto de bailarinos que, durante o dia, deram um show de organização e colaboração e, à noite, um show de beleza, arte encantamento, emocionando todos.

O público atento participou aplaudindo, sorrindo e, até, chorando. Agradecimentos a todos!

Iniciar a Semana Acadêmica desta maneira (com alguns centímetros do chão e com muita velocidade sobre rodas) nos faz refletir sobre o significado da educação  e sobre o que a escola pode fazer como agente de transformação e de inovação. 

Assim como os patins permitem diminuir o atrito com o chão e ter como resultado a velocidade, desejamos que a Semana Acadêmica de 2015 diminua as dificuldades, seja mobilizadora de ações, inspire e impulsione a inovação no interior de cada participante do evento.

show   show   show

    

No dia 25 de maio, à tarde, recebemos representantes do projeto Observatório Etinerante da UFRGS com uma oficina sobre a Alquimia Química: origem dos elementos químicos, a qual proporcionou atividade prática sobre a organização da tabela periódica.

 sa

À noite, o mesmo grupo abordou "Do Big Bang à vida na Terra", que continuou com uma observação estelar.

Na mesma noite, a professora doutora Fernanda Antoniollo, da FURG, realizou a palestra "Neurociência e Educação: a escola como espaço de interação humana e de expressão da emoção". Para uma sala lotada, a palestrante falou sobre erros comuns dos professores em sala de aula, assim como os estimulou a melhorar suas práticas, levando em conta estudos neurológicos. O público participou com muitas perguntas e ficou pensativo com relação a seu ofício, bem como ao da escola no geral.

Ainda no dia 25, houve a palestra/oficina "Libras - Lìngua Brasileira de Sinais", proferida pelo Ms. Peterson da Rosa Costa. Nela, o palestrante explicitou um pouco da história do trabalho com pessoas surdas, bem como fez exercícios práticos em Libras. Os participantes envolveram-se nas atividades e esclareceram dúvidas sobre como trabalhar com surdos no espaço da sala de aula e até fora.

Outra palestra foi "Cultura Digital e Recursos Educacionais Abertos: mídias móveis e desafios contemporâneos", realizada pela professora doutora Cíntia Boll (UFRGS). Nela, a palestrante abordou o uso do aparelho celular como ferramenta pedagógica, mostrando a importância dos aplicativos educacionais.

sa

"Desenvolvimento Rural: perspectivas e dilemas" foi outra palestra do dia 25. Ela foi feita por Lovois de Andrade Miguel, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da UFRGS. A grande maioria dos participantes foram os alunos do curso PLAGEDER, cuja última edição começou em 2014.

No dia 26 de maio, realizaram-se duas oficinas de fotografia com o professor Fernando Kokubun (FURG).

sa

Ainda no dia 26, aconteceu a palestra "Contribuições da Neurociência para o Aprendizado e para a Memória", proferida por Charles Ferreira (FACOS). Nela, o público conheceu vários estímulos para ter a atenção dos alunos em salade aula.

sa    sa

Já em "A Arte da Matemética", com a palestrante Karliúza Bitencourt, o público teve acesso à construção de sólidos geométricos.

Também no dia 26, houve a palestra "A Sociedade CIvil Organizada para a Construção de um Mundo Melhor: ONGs", com o geólogo Sérgio Cardoso, que coordena o Projeto Rio Limpo. Ele falou sobre como fazer uma ONG, bem como contou a atuação junto ao Rio Gravataí.

sa

Por fim, Kelber Abrão proferiu a palestra "Construção de Artigos", dando conta das diretrizes acadêmicas para a realização de tal tipo de escrita.

sa

No dia 27 de maio, aconteceu a palestra "Google para Educação", coordenada pelo Grupo de Educadores Google. Foi feito um panorama de todos os aplicativos do Google voltados para a área da educação.

"Projeto Propriedade Destaque: Inovação e Mudanças na Agricultura Familiar, Contribuindo para o Desenvolvimento Rural Sustentável" foi a palestra realizada por José Samuel da SIlva Santos, diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio da Patrulha. Houve relato da evolução da propriedade rural, passando pelo projeto realizado pelo projeto.

Já em "Cuidados com a saúde emocional dos profissionais que atuam na educação intantil", palestra feita por Gabriela Dal Forno Martins, o público teve acesso a formas de lidar com as muitas atribuições existente na área da educação.

sa

Ainda no dia 27, Patrícia Ignácio realizou a palestra "Os desafios do planejamento e da avaliação na contemporaneidade", mostrando aos presentes a importância de se planejar as aulas e lidar com as adversidades em sala de aula.

sa    sa

Para encerrar a Semana Acadêmica, no dia 28, no Espaço Qorpo Santo, Steven Dubner emocionou todos com a palestra "Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez", a qual serviu de motivação a todos os presentes, mostrando a superação das pessoas que possuem algum tipo de deficiência física. Após a palestra, foram entregues os certificados de participação no evento.

sa

As oficinas específicas foram realizadas a tarde de segunda a quinta.

Trabalhou com Matemática a professora Karin do Campus FURG Santo Antônio da Patrulha.

sa

O Polo Universitário Santo Antônio e o Campus FURG agradecem a todos os presentes, bem como a todos que contribuíram para a realização do evento. A união de esforços fez a Semana Acadêmica acontecer e, com certeza, muitos saberes foram compartilhados.

Até a Semana Acadêmica de 2016!

sa

Prêmio CAPES/MEC

O Encontro Nacional de Polos UAB, organizado pela CAPES/MEC, em Brasília, reuniu prefeitos, coordenadores de Polos e coordenadores UAB das Universidades de todo país. Neste evento, o Polo Universitário Santo Antônio recebeu Menção Honrosa como Melhores Experiências de 2013. O reconhecimento vem por um bem imaterial, a gestão do Polo.

Receber reconhecimento de órgão com atuação por excelência como a CAPES é motivo de orgulho para os patrulhenses.

A coordenadora do Polo atribui o prêmio as decisões conjuntas com a Administração Municipal e ao trabalho dos tutores presenciais.

1 2

3 5

Veja notícia no IFSul CAVG...

Veja notícia na SEAD FURG...

Veja notícia na UFRGS...

Veja notícia na SEAD UFRGS...

Intercâmbio Brasil França

Santo Antônio da Patrulha recebe Gerard, agricultor na França e membro de Associação de Desenvolvimento Internacional. Gerard participa de Seminário no Polo Universitário ao lado de Samuel Santos, aluno do Plageder que foi recebido por Gerard na França.

Samuel relatou sua vivência na França nas 3 regiões visitadas, destaca o apoio do governo francês aos agricultores e a organização através de Associações.

Gerard destaca a produção orgânica, o turismo rural e a organização dos agricultores em associações.

Os participantes foram presenteados com sementes.

A continuidade do projeto poderá possibilitar a outros alunos uma vivência na França.

Dia do Professor 2009

Agradecemos a todos os alunos pelo emocionante dia do professor vivido no Campus FURG e Polo Universitário Santo Antônio.

Visite galeria de fotos.

Reportagem TVE

Assista reportagem TVE gravada no Pólo Universitário Santo Antônio em 17 de janeiro de 2009.

 

TVE grava no Pólo

Equipe da TVE grava reportagem sobre as obras de implantação dos Cursos de Engenharia Agroindustrial Agroquímica e Engenharia Agroindustrial Indústrias Alimentícias, entrevista alunos classificados e prefeito Daiçon. Este programa irá ao ar na TVE dia 19 de janeiro às 21h40min com reprise dia 20 de janeiro às 12h e tem como objetivo valorizar a parceria entre o governo federal, estadual e municipal na implantação do Campus da FURG em Santo Antônio da Patrulha. O diferencial criado pelo município através da Consulta Popular, possibilitou a oferta de Educação superior pública pela Universidade Federal do Rio Grande.

tve2009   20092

Lock full review www.8betting.co.uk 888 Bookmaker