Cursos de Aperfeiçoamento para 2017

1-Educação Ambiental um link com Educação Digital ( Início em 14 de março de 2017)

Formação continuada para professores, acadêmicos e comunidade.

Inscrições: de 10 de fevereiro a 13 de março de 2017.

Carga horária: 80 horas.

Objetivo: Proporcionar a formação continuada em Educação Ambiental de educadores utilizando tecnologias inovadoras da comunicação e informação, possibilitando aos cursistas a atuação e intervenção em projetos da Educação valendo-se de conceitos e princípios que norteiam a principal área de concentração do curso, a Educação Ambiental.

Início: 14 de março, das 19hàs 21h30min, no Polo Universitário Santo Antônio
Seminário final do curso: 08 de julho de 2017, sábado, das 13h30minàs 17h.

Metodologia: Semi presencial com utilização da Plataforma Moodle e atividades semanais.

Ênfases do curso:
Sociedade e ambiente
Intervenções socioeducativas
Avaliação de impactos ambientais
Planejamento e gestão ambiental no espaço escolar
Prática em intervenções socioeducativas no ambiente escolar

Equipe do curso: Josélia Lorence Fraga, Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente

 

2-Educação em Diversidade   ( Início em 27 de março de 2017)

Formação continuada para professores, acadêmicos e comunidade.

Inscrições: de 10 de fevereiro a 15 de março de 2017.

Carga horária: 40 horas.

Objetivo: qualificar profissionais da educação para o planejamento e a implementação de atividades que visem à inclusão socioeducacional de setores da população historicamente marginalizados no país.

Início: 27 de março, das 19hàs 21h30min, no Polo Universitário Santo Antônio
Seminário final do curso: a definir

Metodologia: Semi presencial com utilização da Plataforma Moodle e atividades semanais.

Ênfases do curso:
Conceito de educação em diversidade
Vivendo diferenças e tensionando desigualdades na escola
Gênero e sexualidade
Racismo e direitos humanos
Diversidade religiosa
Legislação em prol da diversidade
Educação inclusiva
Políticas setoriais: mulheres e indígenas
Educação do Campo
Planejamento de ações

Equipe do curso: Márnei Consul, Mariana Barbosa de Souza e Ana Cristina Salazar

 

3-Potenciais Educativos do Território: o que pode o Google Maps?  ( Início em 30 de março de 2017)

Formação continuada para professores, acadêmicos e comunidade.

Inscrições: de 18 de fevereiro a 25 de março de 2017.

Carga horária: 40 horas.

Objetivo: Oferecer formação aos professores e acadêmicos visando identificar o potencial do Google Maps para aprendizagens significativas do território, seguindo o princípio da geocolaboração.

Público alvo: professores de diferentes áreas do conhecimento e interessados em utilizar o Google Maps.

Requisito para realizar o curso: ter domínio básico de informática

Início: 30 de março, das 19hàs 21h30min, no Polo Universitário Santo Antônio
Seminário final do curso: a definir

Metodologia: Semi presencial com utilização da Plataforma Moodle e atividades semanais.

Ênfases do curso:
Conceito de educação 3.0
Conhecer o aplicativo Google Maps
Práticas de localização
Práticas de construção de mapas
Avaliação de dados disponíveis sobre a cidade
Cardboard
Planejamento de ações na escola

Equipe do curso: Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente

 

4-Google para Educação   ( Início em 30 de março de 2017)

Formação continuada para professores, acadêmicos e comunidade.

Inscrições: de 18 de fevereiro a 25 de março de 2017.

Carga horária: 100h com Certificação conforme Módulos cursados

Objetivo: Oferecer formação aos professores e acadêmicos visando utilizar as contas institucionais do Google For Education e as contas comuns com finalidade pedagógica, aproveitando todo o seu potencial.

Público alvo: professores de diferentes áreas do conhecimento, estudantes da educação básica, acadêmicos e comunidade.

Requisito para realizar o curso: ter domínio básico de informática

Início: 30 de março, das 19hàs 21h30min, no Polo Universitário Santo Antônio
Seminário final do curso: a definir

Metodologia: Semi presencial com utilização da Plataforma Moodle e atividades semanais.

Estrutura do Curso: O curso será oferecido em Módulos independentes, garantindo a certificação dos Módulos cursados.
O estudante terá acesso ao Módulo seguinte na medida da conclusão do Módulo anterior.

Módulos do curso:
Referencial teórico: 10h
Conta Google : 10h
Drive: Docs, Apresentação e Desenho: 10h
Forms: 10h
Planilhas: 10h
Maps: 20h
YouTube: 10h
Sites: 10h
Classroom: 10h

Equipe do curso: Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente e membros GEG SAP

 

5-Cooperativas Escolares: formação para o desenvolvimento social e humano ( Início em 4 de maio de 2017)

Formação continuada para professores, acadêmicos e comunidade.

Inscrições: 21 de fevereiro à 7 de abril de 2017

Carga horária: 60 horas.

Objetivo: Proporcionar a formação continuada de professores em organização de cooperativas escolares, visando a criação de cooperativas integradas ao currículo e a comunidade escolar.

Início: dia 8 de abril, 14h, no Polo Universitário Santo Antônio
Seminário final do curso: 14 ou 15 de julho e 2017

Metodologia: Semi presencial com utilização da Plataforma Moodle e atividades semanais.

Ênfases do curso:
MÓDULO I -
Introdução ao cooperativismo: princípio e valores
Experiências de práticas cooperativas no ambiente escolar: Programa Cooperativismo nas Escolas

MÓDULO II -
Implantação das cooperativas escolares

MÓDULO III -
Cooperativas escolares e o seu papel social

MÓDULO IV -
Cooperação e Agroecologia na Agricultura Familiar

MÓDULO V -
Sustentabilidade Ambiental

MÓDULO VI -
Seminário Final

Equipe do curso: Carine A. Giehl, COOPERLUZ, Polo Universitário Santo Antônio, SEMED e Sindicato dos Trabalhadores Rurais

 

6-Comunicação social escolar ( em breve)

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